Qual é o processo legal e os requisitos para vender um consórcio contemplado?
Ao adquirir um consórcio, é esperado que o consorciado sonhe em ser contemplado para comprar o seu bem. Porém, algumas pessoas fazem este investimento para depois vender o consórcio contemplado.
Conforme a Lei 11.795/2008, é possível fazer a venda do consórcio. Se você almeja vender sua cota contemplada, fique por aqui, separamos todos os passos para concluir esta transação e suas vantagens.
Vantagens de vender seu consórcio contemplado
Ao adquirir um consórcio, muitos imprevistos podem acontecer, como alguém da família ficar doente ou as contas apertaram e você ter que economizar. Apesar de um consórcio contemplado ser uma ótima opção para a compra de um bem, o consorciado deve estar apto para pagar as demais parcelas, afinal, o bem fica alienado até o final das mesmas.
Portanto, existem algumas vantagens ao vender sua cota contemplada, confira:
- Não correr o risco de ter o seu bem recolhido pela administradora;
- Ter um dinheiro extra para realizar outro investimento ou pagar dívidas, pois no processo de venda o novo comprador paga as parcelas já pagas e um juros;
- Evitar que seu nome fique restrito nos órgãos de proteção.
Requisitos para vender sua cota contemplada
O primeiro a ser feito é contactar a administradora para verificar se a mesma autoriza a venda. Também verifique as condições descritas no contrato, como taxas a serem pagas para a transferência. Algumas exigências do novo comprador podem ser requisitadas.
A venda pode ser feita para pessoas físicas ou empresas que fazem a compra. Analise quanto já pagou e o valor dos juros que podem ser pagos por conta de ser uma carta já contemplada.
O novo comprador fará uma proposta com o valor que acha justo e, caso você aceite, é feito uma procuração de transferência de titularidade, ele se trata de um documento que oficializa a compra. Após a assinatura e pagamento da carta, então o consórcio contemplado é oficialmente do novo dono.
Cuidados que devem ser tomados durante o processo
O consórcio contemplado vale mais que os demais na hora da venda por se tratar de um documento que pode ser utilizado para a compra do bem imediatamente. Desse modo, além das parcelas já pagas, o vendedor deve considerar um valor a mais.
Além desse cuidado, não passe informações pessoais como CPF e RG antes de ter certeza de que vai fechar negócio com a empresa ou pessoa física.
Agora que você conhece todo o processo legal de venda do consórcio contemplado, conte com uma empresa com o melhor custo-benefício do mercado. A Cotas Premium está há mais de 20 anos ajudando milhares de pessoas a realizarem o seu sonho e na compra de consórcios.
Se você deseja ter seu consórcio contemplado em mãos ou vender sua cota contemplada, seja de carro ou imóveis, não perca tempo, entre em nosso site agora mesmo. São diversas opções de cotas disponíveis de várias administradoras renomadas do mercado.
Artigos recentes
Qual a taxa de juros do consórcio Yamaha?
Mitos e curiosidades sobre carta de crédito
Compramos seu consórcio contemplado ou não
Se você desistiu de seu consórcio nós compramos sua cota, seja ela contemplada ou não contemplada!
COMPRAMOS SEU CONSÓRCIO