Blog
consorcio
24/04/2023

Pode usar o crédito do consórcio para quitar dívidas existentes?

Muitas pessoas pensam que a carta de crédito serve apenas para comprar o bem. Esta opção já é maravilhosa, mas você ainda pode quitar dívidas existentes com o crédito do consórcio. 

Pessoas com contas muito altas podem se programar para quitá-las o quanto antes. Entenda quais delas podem ser pagas e como conseguir o crédito do consórcio

Quais dívidas podem ser pagas com o crédito do consórcio

Os financiamentos podem ser pagos com o crédito do consórcio. Algumas pessoas optam pelos financiamentos de carros e casas, mas eles contém juros muito abusivos que, ao final, sai o valor de dois bens. 

O consórcio não possui esses juros, apenas a inclusão da taxa administrativa, valor que as administradoras recebem para gerenciar os grupos. Como os financiamentos dão desconto quando a pessoa quer quitar o valor todo ou uma boa parte, uma solução viável é usar a carta de crédito para pagar essas dívidas. 

Caso a pessoa consiga o crédito e ainda faltem algumas parcelas para pagar, as demais devem ser pagas. Todos os anos as parcelas sofrem um aumento conforme a taxa referente ao bem.

Para ter o crédito de consórcio em mãos, o consorciado deve ser contemplado. Isso pode acontecer de duas formas: através de sorteio ou do maior lance do grupo. 

Outra forma é adquirir uma carta contemplada, assim, você pode usá-lo imediatamente. É preciso dar uma entrada e depois só continuar pagando as parcelas normalmente. Para a compra é necessário comprovar renda de 3 a 4 vezes o valor das parcelas e a entrega de alguns documentos. 

Esse opção é mais rápida e possui as mesmas vantagens de quem comprou uma cota no início do grupo do consórcio. 

Regras para utilizar o crédito do consórcio

Existem algumas regras que devem ser seguidas para usar o crédito do consórcio. Esse processo é regulamentado pela lei dos consórcios de nº11.1795/2008. Nela estão dispostos os requisitos para uso da carta de crédito para pagar dívidas:

  • Tanto o financiamento quanto a carta de crédito devem ter o mesmo titular;
  • O contrato de financiamento e o contrato não podem ser antes de 2009;
  • Os contratos devem ser do mesmo segmento do financiamento, ou seja, para quitar um financiamento de veículos, é preciso que o consórcio seja de automóveis;
  • O valor da carta de crédito deve ser igual ou superior ao saldo do financiamento. 

Se o consorciado tiver todas essas condições, a Administradora realiza uma análise de crédito e avalia se os valores batem. Como visto, existe uma forma que não é preciso esperar a contemplação para quitar seus financiamentos, a compra de uma carta contemplada. Você escolhe o bem, dá um valor de entrada e continua pagando as parcelas, mas com o bem em mãos. 

A Cotas Premium está há mais de 20 anos no mercado na venda de cotas contempladas de carro e imóveis. Entre em nosso site e conheça as opções disponíveis com o melhor custo benefício do mercado.

Compramos seu consórcio contemplado ou não

Se você desistiu de seu consórcio nós compramos sua cota, seja ela contemplada ou não contemplada!

COMPRAMOS SEU CONSÓRCIO

Contato via WhatsApp

telefone