Blog
consorcio
29/05/2023

O que acontece se eu atrasar ou deixar de pagar as parcelas do consórcio?

O consórcio tem inúmeras vantagens, dentre elas, a não inserção de juros. Fazer este investimento é uma opção perfeita para quem preza pelo seu dinheiro e quer ter um bem a longo prazo.

Claro que é possível ser contemplado logo quando se adquire uma cota, porém, o prazo pode ser longo, podendo chegar a 15 anos, por exemplo, no caso de imóveis. Imprevistos podem acontecer e o consorciado pode atrasar ou deixar pagar as parcelas do consórcio, como já aconteceu com inúmeras pessoas.

Continue a leitura para saber o que ocorre quando isso acontece e uma solução viável para quem passa por isso.

O que ocorre se o consorciado atrasa ou não paga as parcelas do consórcio

Adquirir um consórcio é investir no sonho do bem, podendo ser a compra de uma casa própria, carro, moto, fazer uma festa, etc. Ao investir o seu dinheiro, o consorciado não sabe dos imprevistos que podem ocorrer.

Muitas coisas podem acontecer, algum parente ou o consorciado ficar doente e ele precisar usar o dinheiro das parcelas para comprar remédios, dentre outras condições. Assim, as parcelas podem atrasar.

Quando isso ocorre, a partir da 3ª mensalidade não paga, o consórcio pode ser cancelado. Claro que se a pessoa analisar e entender que consegue acertar as parcelas, o ideal é que ela entre em contato com a administradora para tentar um acordo o quanto antes.

Se isso não for possível, assim que a cota é excluída, o consorciado recebe uma numeração. Apesar de ser cancelada, há sorteios para essas cotas, quem é sorteado recebe o valor já pago, descontado algumas taxas.

Quem teve sua cota cancelada e não foi sorteado, pode receber esses valores após a conclusão do consórcio. Aqui fica claro a importância de algumas empresas cobrarem o fundo de reserva, ele serve para cobrir os valores dessas parcelas que não estão sendo pagas mais.

O consórcio com parcelas atrasadas pode ser vendido

Para não precisar esperar ser sorteado ou o final do grupo, o consorciado pode vender sua cota para uma empresa idônea. Dessa forma, não é preciso esperar tanto tempo para receber o dinheiro pago, mesmo que descontado algumas taxas.

Claro que alguns cuidados devem ser tomados na hora de vender sua cota cancelada ou atrasada:

  • Não pague nenhum valor antes de ter certeza de que a transação não está sendo concluída por um golpista;
  • O valor ofertado, apesar de ser um valor menor, não deve ser tão abaixo do que as parcelas pagas.

Na Cotas Premium você tem as melhores ofertas do mercado. Aqui você terá um valor justo na venda da sua cota. Temos mais de 20 anos de experiência na compra e venda de carta de crédito de automóveis e imóveis. Assim que você se estabilizar financeiramente, pode visitar nosso site e optar por uma carta de crédito com um ótimo custo-benefício.

Entre em contato conosco e veja as opções disponíveis!

Compramos seu consórcio contemplado ou não

Se você desistiu de seu consórcio nós compramos sua cota, seja ela contemplada ou não contemplada!

COMPRAMOS SEU CONSÓRCIO

Contato via WhatsApp

telefone