5 perguntas que você deve se fazer antes de adquirir um consórcio contemplado de automóvel!
Adquirir um consórcio contemplado de automóvel é um passo importante e deve ser minucioso. A Cotas Premiadas separou as 5 perguntas que você deve fazer antes de fazer essa escolha de ter algo tão necessário.
1 – A administradora é segura?
Não é à toa que incluímos essa pergunta como a primeira que você deve se fazer. A administradora deve ser fiscalizada pelo Banco Central. Faça uma pesquisa no site oficial pelo nome da instituição e confirme se ela está apta para fazer essa função.
Existem muitos golpistas nesse ramo, por isso, não passe informações pessoais como RG, CPF e pague nada antes de verificar as informações pessoalmente.
2 – O que ocorre se eu parar de pagar meu consórcio contemplado de automóvel?
É importante você se programar para pagar as parcelas em dia. Quando você compra o carro com a carta contemplada, ele entra como garantia das parcelas futuras. Assim, caso você pare de pagar, ele será tomado pela administradora.
3 – Qual o valor da taxa administrativa?
Todas as administradoras têm uma taxa administrativa, independente do bem. Portanto, você deve entender o que está pagando. Essa taxa representa o valor que a empresa cobra para gerenciar as cotas.
O custo das parcelas mensais irá comprar os bens que serão entregues para os contemplados do mês. Além dessa taxa, outros valores podem ser adicionados:
- Fundo de reserva: ele cobre possíveis inadimplências ou outros gastos como a retomada do bem;
- Seguro: é obrigatório na maioria dos consórcios. Garante o pagamento das parcelas das eventualidades que podem ocorrer com alguns consorciados, como perda de emprego e seguro de vida.
Sendo assim, essa taxa vai fazer com que alguns consórcios contemplados de automóveis sejam mais caros ou mais baratos que outros. Você sabe quanto vale uma carta contemplada de carro? – Leia Aqui!
4 – As parcelas atualizadas cabem no meu bolso?
Se programe para pagar as futuras parcelas, elas sofrem uma alteração todo ano no aniversário da cota. No caso dos consórcios de automóveis, a taxa que baseia as atualizações é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
Ela é necessária para que todas as pessoas consigam comprar um bem de acordo com o valor da cota, mesmo após anos.
5 – O que preciso comprovar para adquirir um consórcio contemplado?
Não basta ter apenas a entrada, a administradora tem que ter uma garantia de que você irá cumprir com as futuras parcelas. Para adquirir um consórcio contemplado de carro você precisa apresentar alguns documentos, sendo eles:
- CPF e RG;
- Comprovante de endereço atualizado;
- Declaração de imposto de renda do último ano;
- Certidão de nascimento, se for solteiro;
- Para os casados, é exigido certidão de casamento, CPF, RG e comprovação de renda do cônjuge.
Apesar do bem entrar como garantia, você precisa comprovar renda, e ela precisa ser de 3 a 4 vezes maior que a parcela. Não ter restrições no seu nome também é uma das exigências. Quer saber mais sobre o processo para comprar cota de automóveis em 2022? Continue aqui!
Quer ter certeza de que está fazendo o negócio certo? Então escolha a Cotas Premiadas, entre em nosso site e confira as diversas cotas disponíveis, uma delas vai caber no seu orçamento!
Artigos recentes
Qual a taxa de juros do consórcio Yamaha?
Compramos seu consórcio contemplado ou não
Se você desistiu de seu consórcio nós compramos sua cota, seja ela contemplada ou não contemplada!
COMPRAMOS SEU CONSÓRCIO