Como funciona o processo de transferência de cota de consórcio?
Uma cota de consórcio é um ótimo investimento, em se tratando da compra de uma já contemplada, é ainda mais vantajoso. O processo de transferência é super simples, basta escolher uma empresa idônea, evitando golpes ao pagar por algo fraudulento.
Conheça o passo a passo e as vantagens de ter uma cota de consórcio.
Vantagens de uma cota de consórcio
A cota de consórcio contemplada é uma forma rápida de ter o seu bem em mãos. Ela dispõe de várias vantagens como:
- Parcelas justas que cabem no seu bolso: a cota de consórcio não tem juros como os financiamentos, por isso, as parcelas não terão juros;
- Poder de compra: a carta contemplada dá oportunidade de conseguir descontos incríveis, por ser o mesmo que o dinheiro à vista. Assim, o consorciado pode comprar um bem até melhor que o desejado;
- Flexibilidade na hora da compra: com a carta de crédito é possível comprar o seu bem em qualquer lugar. Seu carro em qualquer loja da cidade ou em qualquer bairro.
As parcelas aumentam todos os anos no aniversário da cota para que os demais consorciados consigam ter uma carta com o valor atualizado. Cada consórcio segue uma taxa de aumento, por exemplo, na de imóveis, é a INCC, Índice Nacional de Custo de Construção.
Passo a passo da transferência da cota de consórcio
O processo de transferência é simples, a primeira etapa é a constatação de que o comprador terá condições de pagar as demais parcelas da cota de consórcio. O nome não deve ter restrição e a renda deve ser de 3 a 4 vezes o valor da parcela.
A comprovação de renda deve ser por holerite, carteira de trabalho assinada ou DECORE original e imposto de renda, as duas últimas exigências valem para autônomos e empresários.
Os demais documentos que devem ser apresentados são:
- CPF e RG;
- Comprovante de endereço;
- IRPF do último ano;
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento, CPF e RG do cônjuge para os casados.
A avaliação dos dados se dá em, no máximo, 72 horas. Se os documentos forem aceitos, então é solicitado a emissão do termo de cessão de transferência da cota do consórcio ao comprador.
O pagamento deve ser feito na conta do dono atual da cota de consórcio. Esse valor é referente ao que já foi pago e a um acréscimo de juros por se tratar de uma cota contemplada.
Lembrando que essas informações devem ser checadas pessoalmente, bem como, se será possível pagar as demais parcelas restantes. Há muitos golpes por aí, portanto, para não correr o risco, só faça negócio com empresas com experiência.
A Cotas Premium está há mais de 20 anos no mercado na venda de cotas contempladas de carro e imóveis. Entre em nosso site e conheça as opções disponíveis com o melhor custo benefício do mercado.
Artigos recentes
Qual a taxa de juros do consórcio Yamaha?
Compramos seu consórcio contemplado ou não
Se você desistiu de seu consórcio nós compramos sua cota, seja ela contemplada ou não contemplada!
COMPRAMOS SEU CONSÓRCIO