
Com quantos anos pode fazer um consórcio, afinal? A gente te conta!
O consórcio se trata de um grupo de pessoas com a mesma intenção em comum, comprar um bem. Atualmente existem diversas opções de grupos, sendo de carros, motos, serviços e imóveis. Desse modo, cada vez mais surge a dúvida sobre com quantos anos pode-se fazer um consórcio.
Antes de iniciar em um grupo, é preciso entender como o consórcio funciona e qual a idade mínima para ingressar em um grupo. Falaremos ao longo do artigo sobre todas estas informações, fique por aqui.
Boa leitura!
Funcionamento das parcelas e contemplação do consórcio
O valor do bem é dividido entre as parcelas que, normalmente, são bem baixas, devido à falta de juros. No entanto, há a cobrança de outras taxas, como o fundo reserva, taxa administrativa, etc.
Todo ano, o valor da parcela aumenta para que todos do grupo tenham acesso ao bem com o valor atualizado. Por exemplo, uma casa no valor de R$ 100 mil reais hoje não terá o mesmo valor daqui a 5 anos, por isso, a necessidade do aumento das parcelas.
A contemplação é feita mensalmente, sendo por sorteio ou para quem ofertar o maior valor.
Dessa forma, não é possível estipular o prazo de quando o consorciado será contemplado.
Portanto, para quem tem pressa, o ideal é adquirir uma cota já contemplada.
Com quantos anos pode fazer um consórcio
A idade para fazer um consórcio é a partir de 16 anos, porém, para quem tem 16 a 18, é preciso ser emancipado ou ter um responsável financeiro. Para quem tem acima de 18 anos, não há burocracia para fazer um consórcio, é preciso apenas apresentar algum documento pessoal e comprovante de endereço.
Porém, assim que for contemplado, é necessário apresentação de comprovação de renda, além do consorciado não ter restrições no nome. Desse modo, é importante se programar para o momento da contemplação.
Para quem não consegue esperar pela contemplação, veja como é o processo de compra de uma cota contemplada aqui na Cotas Premium:
- É preciso garantir que você conseguirá pagar as demais parcelas da carta de crédito contemplada, por isso, é necessário comprovar renda, sendo de 3 a 4 vezes o valor da parcela. O nome não pode ter restrições nas empresas de proteção ao crédito, como SPC e Serasa;
- Além dos documentos que comprovem a renda, é preciso enviar os documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de endereço e certidão de nascimento. Os casados devem enviar a documentação do cônjuge e certidão de casamento;
- Se a documentação for aprovada, é emitido o termo de cessão de transferência da cota.
Este documento se trata de uma oficialização da transação, feita em cartório; - O dinheiro acordado é depositado na conta do antigo dono da cota e ela passa a ser do novo comprador.
Aqui na Cotas Premium você encontra opções de cotas de imóveis e automóveis com um ótimo custo-benefício. São mais de 20 anos de experiência no mercado de cotas. Venha conhecer as opções de cotas disponíveis e faça uma escolha assertiva!
Se você deseja ter seu consórcio contemplado em mãos, seja de carro ou imóveis, não perca tempo, entre em nosso site agora mesmo. São diversas opções de cotas disponíveis de várias administradoras renomadas do mercado.
Artigos recentes

Compramos seu consórcio contemplado ou não
Se você desistiu de seu consórcio nós compramos sua cota, seja ela contemplada ou não contemplada!
COMPRAMOS SEU CONSÓRCIO