Blog
vender consorcio
23/08/2022

Saiba quando vender seu consórcio e quais cuidados tomar na transação

Vender seu consórcio pode ser a solução em diversos momentos decisivos da sua vida. Imprevistos acontecem e essa pode ser a melhor escolha. Apesar dele ser um ótimo investimento, às vezes, a decisão é inevitável.

Se você ainda não sabe Como funciona uma carta contemplada de consórcio? – Leia o nosso artigo anterior.

Por isso, veja quando isso é possível e quais cuidados tomar nessa transação. Afinal, você não pode perder o seu dinheiro investido.

Quando vender seu consórcio?

Segundo a Lei nº 11.795/08, a venda do consórcio é totalmente legal. Portanto, pode ficar tranquilo se surgirem situações como a seguir que você tenha que vender seu consórcio:

  • Parcelas atrasadas: a partir da terceira parcela fica mais difícil fazer a venda da sua cota. Dessa forma, quando a primeira atrasar, veja se você vai conseguir seguir com os pagamentos ou se é mais viável fazer a venda. Lembrando que seu consórcio pode ser vendido quando estiver ativo, contemplado, atrasado e até cancelado;
  • Realizar outros investimentos: o consórcio é um investimento seguro e com parcelas acessíveis sem juros. Porém, a data da contemplação não é certa, sendo assim, podem surgir alguns imprevistos como pagar a faculdade de um filho, algum parente doente, dentre outros. Nesses casos, você pode vender sua cota e usar o valor das parcelas para estes fins;
  • Deseja outro bem: na hora de fechar o contrato, você faz a escolha de qual bem deseja, seja ele imóvel; automóvel; moto ou até serviços. Quando é contemplado, só pode comprar um bem referente ao consórcio. Se você deseja ter outro bem, pode vender sua cota e fazer outro investimento.

Essa transição pode ser feita independente se as parcelas são iniciais ou não.

venda de consorcio - imóvel

Foto venda de consorcio – imóvel

Cuidados que você deve ter na transação

Antes de vender seu consórcio, você deve verificar se o seu contrato permite a venda e a administradora também deve autorizar. Agora é só seguir alguns passos para que você faça uma transação segura e não perca o que pagou até então:

  1. Veja a veracidade da empresa: todas as administradoras de consórcio são fiscalizadas pelo Banco Central. Entre no site e verifique se ela está devidamente cadastrada;
  2. Tome cuidado com as informações passadas: não informe dados pessoais como RG, CPF e, muito menos, faça algum depósito antes de verificar se a cota é verdadeira;
  3. Verifique o valor ofertado: cada cota terá um valor, porém, ele deve ser justo. Por isso, veja quantas parcelas foram pagas e quanto o comprador pagará de juros no caso das cotas contempladas. Normalmente elas têm um valor acima por você ter acesso ao bem imediatamente depois da compra.

Todas as opções de consórcio podem ser vendidas:

  • Automóveis;
  • Imóveis;
  • Serviços;
  • Eletro;
  • Motos.

Confirme se está será a decisão certa e se o outro investimento vale à venda. Para isso, como dito acima, procure uma empresa séria no segmento. A Cotas Premiadas está no mercado há mais de 20 anos.

Pensamos no melhor para nossos clientes e compramos as cotas por preços justos. Entre em contato para vender seu consórcio com o melhor custo-benefício do mercado.

Separamos mais algumas Dicas para autônomos obterem um consórcio contemplado

Compramos seu consórcio contemplado ou não

Se você desistiu de seu consórcio nós compramos sua cota, seja ela contemplada ou não contemplada!

COMPRAMOS SEU CONSÓRCIO

Contato via WhatsApp

telefone